O cuidado com a flora e sua recuperação para as gerações futuras estão entre as preocupações dos empreendimentos INCORPLAN. No processo de implantação dos loteamentos, a empresa recupera parte da cobertura vegetal das fazendas. No FR Salvador, o repovoamento se completa agora com o plantio de 10 mil espécies nativas. Dentro desse programa, foi criado também um viveiro no terreno do loteamento, com o plantio de centenas de mudas de espécies da região.
A moldura natural no entorno da lagoa que banha as terras do FR Salvador foi preservada de construções em 40 metros, a partir da ponta do espelho d’ água, ampliando em 10 metros a reserva exigida pela lei ambiental.
Para assegurar uma ocupação ordenada, a INCORPLAN aumentou 50% em relação aos 20% exigidos pela lei, deixando de lotear 30% da área total da fazenda no projeto implantado em Salvador.
E ainda para evitar o superadensamento populacional e evitar o esgotamento dos recursos naturais, a INCORPLAN exige dos futuros moradores que a área construída de suas casas não ultrapasse 30% das dimensões dos terrenos.